Portugal

Portugal participou no 'Fascination of Plants Day 2013'
Histórias de sucesso em 2013

 

Ciência das Plantas ** Agricultura, Horticultura & Floresta ** Melhoramento Vegetal ** Proteção das Plantas
Luz solar em Açúcares ** Alimento & Nutrição ** Conservação Ambiental ** Redução dos efeitos das Alterações Climáticas ** Bioproductos Inteligentes
Biodiversidade ** Sustentabilidade ** Recursos Renováveis
Educação & Arte

O terceiro dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day 2015” será organizado repetir sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO). Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

leia mais »   clique aqui

Convidamo-lo desde já a organizar no dia 18 de maio de uma atividade fascinante relacionada com as plantas, atraindo e interagindo com o público. O dia 18 de maio deverá ser o principal Dia do Fascínio das Plantas e a maioria dos eventos deverão organizados neste dia. Contudo, se não for possível, os eventos poderão ser organizados em qualquer dia da mês de maio. Para isso, basta contactar o seu Coordenador Nacional ou o Coordenador EPSO Trine Hvoslef-Eide trine.hvoslef-eide@umb.no, Przemysław Wojtaszek fopdpw@amu.edu.pl para discutir, ter acesso e obter mais informações sobre o projeto conjunto "Fascination of Plants Day”. O logótipo do “Fascination of Plants Day” pode ser descarregado livremente a partir do “PR-toolbox” nesta página (ver “Main Menu”) e deve ser utilizado em todos os documentos, páginas web, cartazes, panfletos e outras publicações relacionadas com este dia.

Convidamos todos a juntarem-se a nós, desde escolas a horticultores e todos aqueles que sintam poder contribuir para esta iniciativa. Internacionalmente, muitas instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas, participaram no “Fascination of Plants Day 2012 e 2013”, com uma variedade de eventos inspirados nas plantas, para toda a família – para aceder aos eventos realizados em 2012 e 2013 em Portugal, basta clicar em “Countries”, depois em “Portugal” e seguidamente em “História de Sucesso”. Os meios de comunicação social são mais uma vez convidados a associar-se a esta iniciativa. Cientistas, agricultores, políticos e industriais deverão disponibilizar-se para discutir com eles a investigação mais recente, os últimos avanços no mundo da ciência das plantas e todas as novas aplicações que esta ciência pode oferecer.

A iniciativa “Fascination of Plants Day” será baseada numa série de eventos em espaços públicos, teatros, cafés, praças centrais e parques, projetados para pôr todas as pessoas a pensar sobre as plantas.

As plantas são fascinantes! A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas até grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas deve ser cerca de 250.000. Esperamos, com esta iniciativa conjunta, voltar a semear muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública Europeia e Mundial, lembrando a importância da investigação em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

de volta »

Estas instituições vão participar no "Fascination of Plants Day 2015". Se você também quiser aderir a esta iniciativa, basta contactar o seu coordenador nacional Nelson Saibo.