Portugal

 

Ciência das Plantas ** Agricultura, Horticultura & Floresta ** Melhoramento Vegetal ** Proteção das Plantas
Luz solar em Açúcares ** Alimento & Nutrição ** Conservação Ambiental ** Redução dos efeitos das Alterações Climáticas ** Bioproductos Inteligentes
Biodiversidade ** Sustentabilidade ** Recursos Renováveis
Educação & Arte

O quarto dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day 2017” será organizado repetir sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO). Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

Convidamo-lo desde já a organizar no dia 18 de maio de uma atividade fascinante relacionada com as plantas, atraindo e interagindo com o público. O dia 18 de maio deverá ser o principal Dia do Fascínio das Plantas e a maioria dos eventos deverão organizados neste dia. Contudo, se não for possível, os eventos poderão ser organizados em qualquer dia da mês de maio. Para isso, basta contactar o seu Coordenador Nacional ou o Coordenador EPSO para discutir, ter acesso e obter mais informações sobre o projeto conjunto "Fascination of Plants Day”. O logótipo do “Fascination of Plants Day” pode ser descarregado livremente a partir do “PR-toolbox” nesta página (ver “Main Menu”) e deve ser utilizado em todos os documentos, páginas web, cartazes, panfletos e outras publicações relacionadas com este dia.

Convidamos todos a juntarem-se a nós, desde escolas a horticultores e todos aqueles que sintam poder contribuir para esta iniciativa. Internacionalmente, muitas instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas, participaram no “Fascination of Plants Day 2012, 2013 e 2015”, com uma variedade de eventos inspirados nas plantas, para toda a família – para aceder aos eventos realizados em 2012, 2013 e 2015 em Portugal, basta clicar em “Countries”, depois em “Portugal” e seguidamente em “História de Sucesso”. Os meios de comunicação social são mais uma vez convidados a associar-se a esta iniciativa. Cientistas, agricultores, políticos e industriais deverão disponibilizar-se para discutir com eles a investigação mais recente, os últimos avanços no mundo da ciência das plantas e todas as novas aplicações que esta ciência pode oferecer.

A iniciativa “Fascination of Plants Day” será baseada numa série de eventos em espaços públicos, teatros, cafés, praças centrais e parques, projetados para pôr todas as pessoas a pensar sobre as plantas.

As plantas são fascinantes! A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas até grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas deve ser cerca de 250.000. Esperamos, com esta iniciativa conjunta, voltar a semear muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública Europeia e Mundial, lembrando a importância da investigação em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

no submissions

Estas instituições vão participar no "Fascination of Plants Day 2017". Se você também quiser aderir a esta iniciativa, basta contactar o seu coordenador nacional Nelson Saibo.

IHC (Institute of Contemporary History)
CEHFCi group, University of Évora
Évora
http://ihc.fcsh.unl.pt/en

  • -- Welwitschia mirabilis, o ornitorrinco vegetal?
    Apresentação e debate sobre a famosa planta do deserto do Namibe, Welwitschia mirabilis, que terá lugar na Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora e que pretende deste modo envolver os alunos do 10º ao 12ºanos.
    Welwitschia mirabilis, the vegetable platypus?
    - presentation
    - 18.05.2017
    - Escola Secundária Gabriel Pereira
    Grupo destinatario:students, Teachers
    organizadora : Sara Albuquerque sma@uevora.pt

REQUINTE/LAQV, Laboratory of Pharmacognosy,
Faculty of Farmacy, University of Porto
Porto

  • -- Plantas e Farmácia: Experiências no Laboratório
    Desde a Antiguidade que as plantas são usadas como recurso terapêutico devido ao seu fácil acesso e propriedades medicinais. No dia do Fascínio das Plantas, o Laboratório de Farmacognosia abre as portas à comunidade para mostrar várias experiências científicas que permitirão perceber o percurso entre a obtenção de moléculas com atividade terapêutica a partir de plantas, e o seu uso em Medicina.
    Plants and Pharmacy: Experiments in the Laboratory
    - open day
    - 18.05.2017
    - Laboratório de Farmacognosia, REQUINTE/LAQV
    Destinatários: Todos :
    a organizadora : Paula B. Andrade - pandrade@ff.up.pt

CBIOS-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisbon
http://cbios.ulusofona.pt/food-sciences-and-phytochemistry-fsp/

  • -- Medicinal plants: an antibiotic source
    As plantas medicinais e os compostos de origem natural representam uma fonte única de compostos protótipo, importantes no desenvolvimento de fármacos. Muitos destes metabolitos naturais são usados no tratamento de infecções bacterianas. Esta demonstração, pretende exemplificar este interesse no uso das plantas com diversos extractos e composto antimicrobianos, que podem resultar em novos antibióticos usados no combate à resistência antimicrobiana.
    Medicinal plants and compounds of natural origin represent a unique source of lead compounds important for the drug development. Many natural metabolites are used for the treatment of bacterial infections. This demonstration aims to exemplify this interesting use of plants with several antimicrobial extracts and compounds that may result in new antibiotics used to tackle antimicrobial resistance.
    - Performance
    - 18.05.2017
    - CBIOS-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
    Destinatários: everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students
    o organizador | a organizadora : Patrícia Rijo - patricia.rijo@ulusofona.pt
    http://cbios.ulusofona.pt/food-sciences-and-phytochemistry-fsp/

ITQB NOVA
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier Universidade Nova de Lisboa Av. da República,
2780-157 Oeiras Portugal
www.itqb.unl.pt

  • -- ITQB NOVA Open Day
    Um dia de portas abertas com actividades para todas as idades e visitas aos laboratórios. Fique a saber um pouco mais sobre os projectos de investigação, converse com os investigadores, experimente ser um cientista. Aprenda como a ciência pode ser medida e deixe-se fascinar pelas plantas que investigamos.
    - open day
    - 20-05-2017
    - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier Universidade Nova de Lisboa Av. da República, 2780-157 Oeiras Portugal
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    a organizadora : Joana Lobo Antunes | joanala@itqb.unl.pt | +351 214469315

Universidade do Algarve - ESEC
Faro
www.esec.ualg.pt

  • -- Um Algarve
    Dois Espaços: Serra e Sapal

    Exposição de plantas que caracterizam os espaços de Serra e de Sapal na região do Algarve. Apresentação das plantas que se encontram na zona da praia, duna embrionária, duna primária, duna secundária e sapal. Amostragem do ambiente de Serra, através de fotografias das plantas e de herbários. Exibição de detalhes das plantas obtidos por observação com recurso à lupa binocular (micro-exposição).
    - exhibition
    - 18-05-2017
    - ESEC – Universidade do Algarve
    Campus da Penha, 8005-239 Faro
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals
    o organizador | a organizadora : Ana Cristina Coelho | acoelho@ualg.pt
    (+351) 919073178

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea,
O Chão das Artes – Jardim Botânico
4. Rua da Cerca, 2800-050 Almada
www.m-almada.pt/casadacerca

  • -- Visita Guiada ao Chão das Artes – Jardim Botânico
    Visita guiada de conhecimento e exploração do jardim Botânico que desde 2001 tem desenvolvido um projeto que explora a ligação entre a Arte e a Ciência através da existência de uma coleção de plantas que fornecem a matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados, direta ou indiretamente, na prática artística.
    - guided tour
    - 18.05.2017 - 15h00
    - Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, O Chão das Artes – Jardim Botânico Rua da Cerca, 2800-050 Almada
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, journalists
    o organizador | a organizadora : Sónia Francisco | sfrancisco@cma.m-almada.pt | +351 21 2724950
    www.m-almada.pt/casadacerca

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea,
O Chão das Artes – Jardim Botânico
Rua da Cerca, 2800-050 Almada
www.m-almada.pt/casadacerca

  • -- Oficinas de Materiais do Jardim
    Explorando os materiais do jardim, vão-se fabricar papéis de plantas, papel de papiro, tintas de plantas. Vão-se usar essas tintas para pintar no papel e para tingir diferentes fibras vegetais ou animais utilizando técnicas diferentes, incluindo algumas baseadas em processos alternativos.
    workshop workshop
    - Maio: 3, 10, 17, 24 e 31 (papéis de plantas, papiros, tintas , tinturaria I e II) das 15h às 17h.
    - Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, O Chão das Artes – Jardim Botânico Rua da Cerca, 2800-050 Almada
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, Journalists
    o organizador | a organizadora : Sónia Francisco | sfrancisco@cma.m-almada.pt | +351 21 2724950
    www.m-almada.pt/casadacerca

Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia, 5300 – 855 Bragança
www.ipb.pt

  • -- Dia do Fascínio das Plantas
    O evento parte da produção de mais de 20000 plantas hortícolas, aromáticas e florestais para distribuição à população pelos alunos do IPB, em dois locais públicos de grande movimento da cidade de Bragança, Praça da Sé e Parque do Eixo Atlântico. Simultaneamente são desenvolvidas atividades pedagógicas, criativas e lúdicas com as crianças das Escolas e os utentes das IPSS, subordinadas ao tema do uso e importância das plantas e, há exibições musicais e outras, por grupos organizados de estudantes do IPB (Tunas, Grupos de Estudantes Internacionais, etc…). Para o evento são pois, convidadas todas as escolas de todos os níveis de ensino da cidade de Bragança e ainda as Associações de Solidariedade Social, que podem vir apenas participar ou desenvolver também atividades no âmbito do uso e importância das plantas. Os dois locais de desenvolvimento de atividades, movimentam milhares de pessoas, crianças, jovens, idosos e população em geral, dando uma movimentação e um colorido à cidade que, anualmente conta já com esta iniciativa (que tem aqui sido realizada tdoos os anos desde a sua criação) e a ela adere com entusiasmo.
    - Distribuição pública realizada pelos alunos, de plantas produzidas nas estufas do IPB
    - 18.05.2017
    - Instituto Politécnico de Bragança Campus de Santa Apolónia, 5300 – 855 Bragança
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, journalists
    o organizador | a organizadora : Anabela Martins | giape@ipb.pt | 961259717
    http://portal3.ipb.pt/..../dia-do-fascinio-plantas

Instituto de História Contemporânea – FCSH,
Universidade Nova de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais,
Universidade de Lisboa
Lisboa
http://ihc.fcsh.unl.pt/

  • -- Fascínio das Plantas: "coração, cabeça e estômago"
    Investigadores divulgam resultados científicos numa experiência sensorial aliada a curtas palestras que precedem cada um dos itens do menu, acordado entre o chefe e os organizadores. Valorizam-se as plantas como fornecedores de componentes da dieta. Abordam-se temas de ambiente, identidades culturais e processos de cultivo e processamento de vegetais. O evento realiza-se no dia 18 de Maio, no restaurante TOPO MM, em Lisboa.
    Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL Avenida de Berna, 26-C 1069-061 LISBOA Portugal Instituto de Ciências Sociais Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Portugal
    - Jantar temático
    - 18.05.2017
    - Restaurante TOPO MM, em Lisboa.
    Destinatários: Todos : everybody, children 8 - 10, learners 10 - 14, students, professionals, foodies
    o organizador | a organizadora : Isabel Queiroz e Dulce Freire | ai_queiroz@fcsh.unl.pt e dulce.freire@ics.ulisboa.pt | 962862785 [Ana Isabel]